segunda-feira, 16 de maio de 2011

O desastre impactante do vizinho detrás.


Em trabalho intitulado Impactos ocasionados pela atividade da carcinicultura marinha no ecossistema manguezal no Brasil para o “XXIX Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental” uma equipe de pesquisadores da UFRN constatou a expansão da atividade da carcinicultura concluindo que a destruição dos manguezais gera grandes prejuízos, seja direta ou indiretamente, uma vez que são perdidas importantes frações ecológicas desempenhadas por esses ecossistemas.
A carcinicultura ocorre principalmente no litoral leste do Rio Grande do Norte, Estado representado num mapa político que lembra a figura de um elefante. A carcinicultura estaria localizada, segundo essa lembrança, no “rabo do elefante” ou na parte detrás do suposto animal representado na figura cartográfica, ao contrário do que ocorre “na tromba do elefante”, para usar a expressão de quem vem do Alto Oeste.
Alguns chegam a criticar a criação de camarão, como faz o redator da Wikipédia em artigo que tem titulo Carcinicultura. Há quem não confie nos relatos da enciclopédia livre e por isso transcrevo trecho de outra publicação que é descritiva dos resultados provocados pela atividade do vizinho detrás:

Os viveiros de camarão promoveram: i) desmatamento do manguezal, da mata ciliar e do carnaubal; ii) extinção de setores de apicum; iii) soterramento de gamboas e canais de maré; iv) bloqueio do fluxo das marés; v) contaminação da água por efluentes dos viveiros e das fazendas de larva e pós-larva; vi) salinização do aqüífero; vii) impermeabilização do solo associado ao ecossistema manguezal, ao carnaubal e á mata ciliar; viii) erosão dos taludes, dos diques e dos canais de abastecimento e de deságüe; ix) ausência de bacias de sedimentação; x) fuga de camarão exótico para ambientes fluviais e fluviomarinhos; xi) redução e extinção de habitats de numerosas espécies; xii) extinção de áreas de mariscagem, pesca e captura de caranguejos; xiii) disseminação de doenças (crustáceos); xiv) expulsão de marisqueiras, pescadores e catadores de caranguejo de suas áreas de trabalho; xv) dificultou e/ou impediu acesso ao estuário e ao manguezal; xvi) exclusão das comunidades tradicionais no planejamento participativo; xvii) doenças respiratórias e óbitos com a utilização do metabissulfito; xviii) pressão para compra de terras; xvii) desconhecimento do número exato de fazendas de camarão; xix) inexistência de manejo; xx) não definição dos impactos cumulativos e xxi) biodiversidade ameaçada.

Para ler o inteiro teor do texto atribuído a Jeovah Meireles (meireles@ufc.br) que seria Prof. Dr. do Depto. de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) basta clicar no link < http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article141>.
O enriquecimento dos carcinicultures está sendo promovido em detrimento de quem e de quê? Os textos pesquisados respondem a pergunta: o enriquecimento dos carcinicultores provocou prejuízo aos que não dependem da criação de camarão. A riqueza de um decorre da pobreza do outro. Enquanto a carcinicultura ostenta a riqueza em festas regadas a álcool e muito barulho os pobres da frente e do andar de baixo (populações ribeirinhas) sofrem com as cheias causadas pelo bloqueio do fluxo das marés, são expulsos de suas áreas de trabalho ou morem de doenças respiratórias causadas pela utilização do metabissulfito.  
A oposição representada nestes textos científicos contra essa atividade não poderia ser confundida com inveja ou “olho grande” em relação aos que enriqueceram criando camarão. Este tipo de argumentação, que tenta reduzir os males causados pela atividade por meio de uma projeção do erro no outro (acusando a oposição de “olho grande” e “invejosa”) somente confirma o caráter injurioso com que a atividade se desenvolveu nos municípios do Estado do RN. Os mais prejudicados é que estão em plena razão de reclamar o direito de vizinhança.

3 comentários:

  1. Juiz determina que provedor identifique autor de
    mensagens difamatórias

    O Yahoo e a Microsoft terão que revelar a identidade dos usuários de seus serviços de e-mails que, desde novembro de 2005, estão enviando a Paulo Bernardo Kelm Dias e sua namorada mensagens difamatórias e injuriosas, assinadas como "Se Deu Mal". A decisão é do juiz Alberto Republicano de Macedo Junior, em exercício na 6ª Vara Cível de Niterói, que na tarde de ontem (dia 14 de fevereiro) concedeu liminar favorável ao internauta.

    Paulo Bernardo, que disse estar sendo atacado em sua moral, já havia enviado e-mail ao Yahoo solicitando os dados dos IP'S dos remetentes, mas a empresa informou que só lhe forneceria tais informações mediante decisão judicial. Segundo o juiz, o simples acesso indevido a computadores não está tipificado como delito no Brasil, mas há projetos de lei tentando tipificar a conduta, que pode ser considerada como ilícito civil.

    Ele afirmou que foi ferido o artigo 5º , inciso IV , da Constituição Federal , que diz ser livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. "In casu, a manifestação do ofensor, através de e-mail, contrariou a Constituição Federal , tendo em vista que, anonimamente, injuriou e atacou o patrimônio moral do autor", concluiu.

    O internauta entrou com a ação de exibição de documentos devido a várias mensagens remetidas pelo endereço eletrônico agoraera1x@yahoo.com.br e que também foram enviadas à sua namorada pelo Windows Messenger, em especial no dia 8 defevereiro deste ano.

    ResponderExcluir
  2. Ministério Público da Comarca de Canguaretama instaura procedimentos administrativos para fins de apuração de denúncias em relação à Administração pública local!!!

    Desde o início desse ano o Ministério Público da Comarca de Canguaretama, vem instaurando procedimentos administrativos para fins de apuração da legalidade de alguns atos praticados pela atual gestão e sobretudo fiscalizar a prestação de serviços públicos básicos que apresentam certa precariedade no município, o primeiro setor a ser fiscalizado foi limpeza urbana, cujo o Inquérito civil n°. 15/2011, instaurado em 27 de janeiro de 2011, visa esclarecer alguns pontos em relação a sua efetividade e forma de contratação.
    Mas as investigações não param por aí, também foram abertos inquéritos civís para fins de apuração da correta aplicação de recursos oriundos do convênio n°. 34/2010-SIN firmado com o governo do Estado, visando a urbanização da orla da Praia de Barra do Cunhaú. O MP também investiga o cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado pelo atual gestor com a representante ministerial, que tem por objeto a verificação de ilegalidades nas contratações temporárias realizadas pelo Município a partir de 2009, neste termo são traçados prazos para realização de concurso público municipal.
    E o cerco está se fechando, o Ministério Público de nossa comarca, no uso de suas atribuições legalmente constituídas também está de olho na aplicação dos recursos públicos de nossa cidade. Nosso blog aguarda ansiosamente o resultado de tais procedimentos.

    ResponderExcluir
  3. " a Internet é o espaço da liberdade absoluta para além da liberdade de imprensa" AYRES BRITO, MINISTRO DO STF.
    Por Favor, estamos sendo depreciados pelos inimigos do povo: Divulgue nossa postagem, em nome da liberdade os blogueiros!
    O Preço do "CANGUARETAMA EM CHAMAS"...
    Caros companheiros e companheiras: Canguaretama talvez sará surpreendida por uma falsa especulação infame e defamatória a respeito da boa índole dos responsáveis pelo Blog "Canguaretama em Chamas": Prof. Erivan Ferreira e o empresário Fernando Filho, além deles, outras pessoas de ígual caráter correm o risco de verem seus nomes atacados por covardes que se escondem no anonimato e que podemos classificá-los aqui com "INIMIGOS DE CANGUARETAMA". Estamos seguros no que afirmamos, pois esta informação nos chegou direto da fonte (do fogo inimigo) através de nossos informantes que se arriscam em nome do ideal de liberdade e democracia.
    Porém, confiamos em nossos leitores para que neste dia tenebroso, vocês possam advogar em nosso favor, pois nosso trabalho é árduo e direcionado para um único alvo: garantir a cidadania e dignidade para nosso POVO.
    Amigos Canguaretamenses, se é ter que conviver com nossos honrados nomes jogados à lama e depreciados por parte de um "jornaleco anônimo" distribuído pelos " INIMIGOS DE CANGUARETAMA " é o preço que teremos que pagar em nome do nosso idel de liberdade e democracia para nosso povo, então assim com o "Tira Dentes" no epísódio conhecido por " inconfidência Mineira", estamos dispostos a pagá-lo.
    Mas atenção seus covardes! "Inimigos de Canguaretama"! Anônimos Criminosos! Saibam que ao fazerem este ato repugnante e imoral, vocês não terão mais como voltar atrás, pois estamos bem certos quem são os meliantes que compõe sua inescrupolosa quadrilha. Temos provas, temos testemunhas, temos a tecnologia em nosso favor ( ou vocês nunca ouviram falar em caneta espiã, em gravação de conversas por MP3 ou xerox de documentos implicatórios). Estamos apenas esperando que se cumpram o que já sabemos que vai acontecer em breve... E aí sim, teremos todos os argumentos para levarmos "Os parasitas" para os tribunais!
    Respeitosamente: Equipe do Canguaretama em Chamas (25/05/2011).

    ResponderExcluir